• Bianca Barrochelo Caiuby

    Bianca Barrochelo Caiuby

    Apaixonada por culinária, sou professora da rede municipal de Sorocaba desde 2008, atuando com educação infantil e pesquisas sobre a Educação em Tempo Integral. Sou mestra em educação pela Universidade de Sorocaba, especialista em Gestão Escolar e formada em Pedagogia e Normal Superior.

  • Bruno Gianolla

    Bruno Gianolla

    Bruno Gianolla é formado em Ciências Contábeis. Fundador do ISPNL - Instituto Sorocabano de Programação Neurolingística. Consultor e Trainer em Programação Neurolinguística com diversas formações Practitioner em PNL: -O.P. Treinamentos -INEXH -PAHC (Practitioner em PNL Sistêmica) Master Practitioner em PNL Sistêmica: -PAHC - Certificação NLPU (Robert DIlts e Judith DeLozier) Trainer's Training - Desenvolvido por Dynamic Learning (Robert Dilts e Todd Epstein) -PAHC Praticante de Hipnose, com mais de dez formações em Hipnose Clínica e Ericksoniana, várias com reconhecimento internacional. Aplicando esses conhecimentos para benefício das pessoas. Estudante de Comportamento e Excelência Humana.

  • Caroline Nogueira

    Caroline Nogueira

    Sou graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR (2011). Neuropsicóloga pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – FCMSCSP (2016). Psicopedagoga Clínica e Institucional pela Faculdade de Sorocaba – UNISO (2016). Especializada em Neuropsicologia aplicada á Neurologia Infantil pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2019).


    Meu currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8895403158729001

  • Claudia Romão Piatti

    Claudia Romão Piatti

    Trabalho na educação há 26 anos. Iniciei como auxiliar de classe, fui professora de ensino por 10 anos, atuei na Coordenação da Educação Infantil, assistente de Direção e Diretora Escolar. Toda a minha experiência foi adquirida na rede particular de ensino, na qual me identifico. Tenho um carinho especial pela formação, por acreditar que é o melhor caminho de acolhimento e transformação. Idealizadora, formadora e consultora da Semear - Desenvolvimento Educacional, uma empresa que tem a missão de levar às escolas a prática da gestão, a formação continuada e a importância de equipes com alta performance.

  • Clériston Sales

    Clériston Sales

    Sou professor de Educação Física Escolar com 12 anos de vivência na Educação Infantil ao Ensino Médio. Apresento palestras e ministro cursos para profissionais das áreas de educação e saúde. Gosto muito de aplicar atividades lúdicas para ensinar vários conteúdos em minhas aulas, estimulando a imaginação e a criatividade das crianças, para que aprendam com satisfação e entendimento para a vida.

  • Juliana Marchi

    Juliana Marchi

    Psicóloga graduada pela Unesp de Assis-SP (2009). Pós graduada em Psicologia Organizacional (2014) e pós graduanda em Psicopedagogia Institucional (2018). Formação em Practitioner e Master em Programação Neurolinguística Sistêmica (2017). Trabalhou durante cinco anos no Conselho Tutelar de Sorocaba-SP (2010-2015); trabalhou em instituição de acolhimento para crianças e adolescentes em situação de violação de direitos (2015); trabalhou na APAE Sorocaba-SP, com crianças e adolescentes com deficiência intelectual e múltiplas (2016). Fez parte do Comitê Municipal pela Primeira Infância de Sorocaba-SP (2015-2017) e escreveu dois capítulos do Plano Municipal pela Primeira Infância (“Violências” e “Rede de Garantia de Direitos”). Atende crianças, adolescentes e adultos na clínica, com base na teoria psicanalítica. Atua como psicóloga do SUAS, no CREAS de Barueri-SP, no atendimento a crianças, adolescentes e famílias em situação de violação de direitos. Também atua como psicóloga escolar numa instituição de ensino particular de Sorocaba-SP. Tem paixão por crianças e pela infância. Acredita que o desenvolvimento infantil cercado pelo afeto produz adultos resilientes e capazes de transformar o meio em que vivem. 


    Currículo lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4264248T2

  • Lucy De Miguel

    Lucy De Miguel

    Graduada em Comunicação Social - Hab. Jornalismo pela UNESP - Bauru (1993). Doutora em Ciências da Comunicação e Sociologia pela Universidad Complutense de Madrid (2005), com título reconhecido pela Universidade de São Paulo (USP) como Doutora em Ciências da Comunicação  Área: Interfaces Sociais da Comunicação (2008). Atualmente é vice-presidente do Instituto Noa, idealizadora do Programa Escolas do Bem, do projeto Responsa na Escola e da plataforma EAD para capacitação de profissionais da Educação Infantil (Meus Cursos Livres). Diretora de Comunicação - Vetor Comunicação, que publica as revistas digitais "Na Mochila" e "Primeira Infância" (sobre o universo infantil). Ampla experiência na área de Comunicação e Mídias Digitais, com ênfase em Jornalismo Empresarial, Jornalismo Impresso e mídias online, Comunicação Interna/Externa e temas relacionados à Educação e Terceiro Setor.

  • Maria Cristina Peres Vilas e Giane Sales

    Maria Cristina Peres Vilas e Giane Sales

    Maria Cristina Perez Vilas - Pedagoga e mestre em Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), há 20 anos trabalha com formação de professores nas áreas de Leitura, Literatura Infantil e Produção Cultural para a Infância. Iniciou seu trabalho com Literatura Infantil, participando do Projeto Laboratório de Literatura Infantil (FEUSP). Foi diretora da Creche e da Biblioteca Comunitária do Instituto Alana, unidade Jardim Pantanal, e formadora de educadores no Projeto ADI Magistério, da Secretaria de Educação do município de São Paulo. Na Universidade de Sorocaba, além de lecionar nos cursos de Pedagogia e Letras, foi coordenadora dos cursos de Licenciatura. De 2013 a 2105, coordenou a implantação e implementação do Projeto Bebeteca e a reestruturação das Salas de Leitura da rede municipal de ensino de Sorocaba.


    Giane Ap. Sales da Silva Mota - Doutora em Educação pela Universidade de Sorocaba (Uniso), Mestre em Estudos Literários(Unesp), Especialista em Linguística do Texto e Ensino(UNESP), Especialista em Gestão Educacional, licenciada em Pedagogia e Letras-Unesp. Professora Universitária há mais de doze anos (Uniso e Esamc) nas áreas de linguagem e educação. Professora da Educação Básica do Município de Sorocaba - SP desde 2002, atuou também como professora formadora na Equipe de Alfabetização do Centro de Referência em Educação e como Diretora de Área de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação da Prefeitura de Sorocaba.  Desde 2013 é Conselheira Presidente da Câmara de Educação Infantil no Conselho Municipal de Sorocaba.

  • Marina Yoshie Hayashida Rosa

    Marina Yoshie Hayashida Rosa

    Marina Yoshie Hayashida Rosa é pedagoga formada em Letras e especializada em Ludicidade na Educação Infantil e Fundamental. Apaixonada pelo trabalho que vem realizando há anos, com experiência em sala de aula e como formadora de professores sobre a importância de ensinar brincando.

  • Monisa Maciel

    Monisa Maciel

    Graduada em “Literatura Infantil e Juvenil”, Pedagogia, Pós-graduação em Formação de Docentes do Ensino Superior. Contadora de histórias e há 21 anos, pratica essa vivência na Educação Infantil, em eventos, shows e agora também pelas redes sociais, sempre encantando os pequeninos.

Educação tem que ser COLABORATIVA

O Instituto Noa entende que o conhecimento é algo que devemos compartilhar para ajudar o outro a crescer. Conhecimento é algo que tem que sair dos livros, das salas de aula, do modo automático. É preciso estimular novas habilidades, praticar a escuta ativa e, principalmente, melhorar sempre!

Por isso, convidamos e incentivamos profissionais de educação para que contribuam para a formação continuada de outros educadores. 

"O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas
e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram."
Jean Piaget


Se você também quer participar deste projeto, transmitindo para outros educadores uma prática exitosa ou que contribua para ampliar a qualidade da educação, entre em contato conosco pelo email: atendimento@meuscursoslivres.com.br.