• Tem alguma dúvida?
  • atendimento@meuscursoslivres.com.br
Meu Carrinho 0

Organização do aluno: educação à distância exige disciplina

educacao-a-distancia-exige-disciplina-e-organizacao-do-aluno

A organização do aluno é primordial para que ele tenha sucesso na educação à distância. Nunca é cedo demais ou tarde demais para criar um hábito de estudos. Pense assim e rapidamente você estará estudando todos os dias.

Por que eu digo isso? Porque a maioria dos brasileiros não tem o hábito de estudar para a vida. Estudam apenas para as provas, estudam para passar de ano, para finalizar um ciclo.

Mal sabem essas pessoas que desenvolver o hábito de estudar é a melhor atitude que alguém pode tomar para o seu desenvolvimento pessoal. E não digo isso só academicamente falando.

E quando os papéis se invertem e, o professor, que precisa se qualificar continuamente, vira aluno? Bem, tem horas em que a rotina fora da sala de aula é tão tumultuada, com tanto trabalho extra-classe, que fica complicado até para você tirar um tempo e se dedicar aos estudos, não é?

Os cursos livres estão aqui para te ajudar, mas para fazermos isso, você precisa se organizar.

 

Diversos cursos para ajudar em qualquer organização do aluno

diversos-cursos-para-ajudar-em-qualquer-organizacao-do-aluno

Indo a sessão dos cursos oferecidos, você vai perceber que existem cursos com quantidade de horas diferentes. Isso significa que em um dia de folga repentina, você pode começar e finalizar um curso de 3 horas e em um final de semana dá para começar e terminar um curso de 8 horas, por exemplo. É só uma questão de dedicação e organização.

Muita gente não tem paciência para cursos com grandes cargas horárias e, apesar de não ser a melhor escolha, é compreensível porque com o pouco tempo livre que tem, é normal que não queiram estudar num momento de relax.

Espero que você não pense dessa maneira e, se pensar, peço que reflita um pouco se realmente não tem tempo ou se perde muito tempo com atividades que não te agregam valor como filmes, séries e redes sociais.

Eu coloquei o “perde muito tempo” em negrito porque eu apoio a ideia de que sempre devemos reservar um tempo para o lazer, desde que esse tempo não seja maior do que o tempo que passamos nos desenvolvendo.

4 dicas para te ajudar a se organizar melhor

quatro-dicas-para-se-organizar-melhor

A chance de que esteja perdendo tempo com essas coisas é muito maior do que o pensamento de que realmente não tem tempo para fazer nada além de trabalhar.

Para te ajudar nisso, ajudar na organização do aluno, separei algumas dicas para que consiga se organizar melhor e volte a se desenvolver, para retornar com mais força ao mercado de trabalho.

Crie um plano de ação

Quando você cria um plano de ação, está agindo como um diretor quando cria um script para depois segui-lo ao longo das gravações.

Por que fazer um plano de ação? Porque é aqui que você vai definir quanto tempo por dia será destinado ao estudo, qual matéria será estudada e onde isso será feito (lembra que pode estudar em qualquer lugar no ensino à distância?).

Para começar, o ideal é que passe um pente fino na sua rotina, vendo quais tarefas possuem horários flexíveis e quais tarefas são fixas (todos os dias o mesmo horário, como o trabalho, por exemplo).

Depois que conhecer a sua rotina, conseguirá dizer se vai poder estudar 45 minutos, 1 hora ou até mais do que isso.

Organize o seu espaço de estudo

Sempre haverá um local que você dará preferência para estudar. Eu, por exemplo, estudo bastante no ônibus e escuto audiobooks enquanto faço exercícios. Mas o meu principal local é o meu quarto, então, o meu cantinho de estudos está sempre muito organizado para que eu não perca tempo com possíveis distrações.

Além do “sentir-se bem”, essa dica também serve para que não perca tempo arrumando o seu espaço, toda vez que for sentar para estudar.

Familiarize-se com o site do seu curso

Para ser mais produtivo, você precisa conhecer bem a plataforma, pois assim saberá onde pode encontrar resumos dos assuntos, por exemplo, que te poupará o esforço de fazer o seu próprio resumo.

Envie todas as tarefas no prazo estipulado

Quanto maior for o acúmulo, pior será para diminuí-lo. Portanto, é primordial para a organização do aluno que todas as tarefas sejam feitas e entregues dentro do prazo que foi estipulado pelo professor.

E então, o que achou do artigo?

Não se esquece de curtir e compartilhar com seus amigos, ok?

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *