• Tem alguma dúvida?
  • atendimento@meuscursoslivres.com.br
Meu Carrinho 0

AS BRINCADEIRAS INFANTIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA

matematica educacao infantil
19
abr
R$410,00 R$90,00

Sabemos que as crianças não entram na escola sem qualquer contato com a Matemática e que a formação inicial do docente possui lacunas muito significativas em relação a essa disciplina. Desse modo, se trata de um desafio para o professor articular, na Educação Infantil, elementos em seu planejamento que proponham uma “Matemática Brincante”.  Para isso, este curso foi organizado em 3 (três) módulos:

  • Módulo l: O brincar e a Matemática na Educação Infantil’;
  • Módulo ll: Brincadeiras tradicionais e a Matemática;
  • Módulo lll: A geometria e as brincadeiras nas aulas de Matemática;

Desse modo, o curso pretende subsidiar a prática educativa docente com reflexões e ideias que possam ser incorporadas no cotidiano das escolas.

Este curso tem como objetivos:

Objetivo Geral: Subsidiar a prática educativa, por meio de discussões, reflexões e propostas que articulem a Matemática e as Brincadeiras no cotidiano escolar.

Objetivos específicos:

  • Conhecer os documentos norteadores da Educação Infantil;
  • Refletir sobre a  importância do Brincar na Educação Infantil;
  • Identificar as possibilidades das brincadeiras no aprendizado de Matemática;
  • Conhecer o sistema de numeração e suas possibilidades brincantes;
  • Adquirir repertório prático e teórico para explorar a Matemática nas brincadeiras folclóricas (amarelinha, corda e bolinha de gude);
  • Adquirir repertório prático e teórico para explorar a Matemática e a Geometria na Educação Infantil;
  • Adquirir repertório prático e teórico para incorporar a Resolução de Problemas como metodologia nas aulas de Matemática.
  • Elaborar planejamentos e registros como instrumentos para Documentação Pedagógica.

Observação:  Nos três  módulos o aluno terá vídeo-aulas para disparar as discussões teóricas e práticas, bem como material em PDF, link de vídeos de referência e toda referência bibliográfica para subsidiar a prática educativa.

Conteúdo do curso

Conteúdos do curso: 14 lessons / 1 quiz Duração estimada: 30 hours

Instrutor

Patricia Romão

Sou professora da Rede Municipal de Sorocaba e estou na Educação Infantil há 27 anos. Leciono no Ensino Superior, no curso de Pedagogia. Minha formação inicial é em Pedagogia e minha dissertação de Mestrado, defendida em 2015, no Programa de Pós Graduação em Educação na UFSCar –Sorocaba, teve como tema a Formação Continuada de Professores que ensinam Matemática na Educação Infantil. Tenho três grandes temas de pesquisa: A Infância, a Formação Docente e a Matemática e, por isso, tenho me dedicado a pesquisar como articular essas três temáticas nas escolas para infância.

0.0

0 rating

5 stars
0%
4 stars
0%
3 stars
0%
2 stars
0%
1 star
0%
R$410,00 R$90,00

Pague parcelado: 6 x R$ 16,14

Público-alvo: Professores da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, cuidadores, auxiliares de educação e coordenadores pedagógicos.

Carga horária: 30 horas

Dedicação mínima por semana: 2 horas

Tempo máximo para conclusão do curso: 5 meses

Avaliação final: mínimo de 70% de apreensão do conhecimento.

Este curso possui certificado aceito em todo o território nacional, válido para:
- comprovação de horas complementares;
- prova de títulos em concursos públicos
- titularidade para professores
- ascensão na carreira profissional
- comprovação em educação continuada

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *