
07
maio
- Berçário, Educação Infantil, Geral, Leitura, Literatura
- 0 (Registrados)
-
Contar e ler são duas formas de compartilhar histórias, de espalhá-las. Mas isso não quer dizer que elas são iguais no incentivo à prática da leitura. Cada uma tem sua peculiaridade. Qual a especificidade da leitura em voz alta de textos literários na formação de leitores na Educação Infantil?
Este curso tem como objetivos:
- Objetivo 1 Compreender que ler em voz alta para bebês e crianças pequenas permite a eles/elas um amplo repertório de aprendizagens, entre eles, a aquisição e o desenvolvimento da linguagem.
- Objetivo 2. Compreender a diferença entre ler em voz alta e contar histórias e suas especificidades no desenvolvimento de leitores na Educação Infantil.
- Objetivo 3: Discutir como escolher textos literários mais adequados para serem lidos em diferentes situações de leitura em voz alta.
- Objetivo 4: Discutir algumas estratégias de ação do professor na leitura em voz alta de textos literários na Educação Infantil.
Conteúdo do curso
-
Módulo 1 Como bebês e crianças pequenas se tornam leitores? Para você parece estranho falar que bebês leem livros ou até mesmo considerar leitoras as crianças que ainda não leem de forma autônoma? Afinal, desde quando nos tornamos leitores?
-
Módulo 2 LITERATURA COMO UM DIREITO DA CRIANÇA - A literatura como direito à construção da subjetividade da criança. Ela amplia a possibilidade de compreender-nos e dar sentido às nossas experiências e às experiências dos outros. Em suma, nos dá um lugar no mundo e a possibilidade de transformá-lo.
-
Módulo 3 Por que ler em voz alta textos literários na Educação Infantil? Qual a diferença entre ler em voz alta e contar histórias? Qual a importância da leitura em voz alta de textos literários na formação de leitores na Educação Infantil?
-
Módulo 4 A escolha de textos: uma tarefa nem sempre fácil A leitura em voz alta é uma prática que varia em função das situações de leitura (ou seja, seus objetivos), dos leitores e dos livros (ou gêneros) a serem lidos.
-
Módulo 5 PRATICANDO A LEITURA EM VOZ ALTA O que é importante considerar quando se organiza uma sessão de leitura em voz alta de textos literários para bebês e crianças pequenas?