
- Educação Infantil, Geral, Inclusão, Relações afetivas
- 0 (Registrados)
-
Você sabe qual a importância de oferecer ambientes inclusivos às crianças com deficiência?
Neste curso você aprenderá o panorama histórico da deficiência e seu conceito nos dias atuais. Entenderá como a inclusão deve acontecer na prática e quais as leis que respaldam o direito da criança com deficiência no Brasil. Terá a possibilidade de refletir o porquê é importante cuidar da família da criança com deficiência e quais instituições podem receber uma criança que necessita de atendimento especializado à sua deficiência.
Em todos os módulos você terá uma vídeo-aula e a complementação do tema abordado com textos em PDF, bem como indicação de filmes, vídeos e livros que abordam os temas específicos, importantes para a formação de seu conhecimento.
Conteúdo do curso
-
Módulo 1 VAMOS DEFINIR E ENTENDER CONCEITUALMENTE O QUE É DEFICIÊNCIA Entender o que é deficiência e como seu conceito foi se transformando ao longo da história é o primeiro passo para acolhermos as crianças com deficiência que chegam até nós, seja na escola, no consultório ou na sociedade. Vamos contextualizar a deficiência historicamente e aprender a nomenclatura correta para nos referirmos às crianças.
-
Módulo 2 VAMOS DEFINIR E ENTENDER CONCEITUALMENTE O QUE É INCLUSÃO O que é inclusão? Como a acessibilidade e a tecnologia assistiva contribuem para que ela aconteça? Na prática, como ela deve ser feita no ambiente educacional e na sociedade? Qual o papel dos educadores, terapeutas e familiares nesse processo de inclusão?
-
Módulo 3 O QUE A LEGISLAÇÃO GARANTE À PESSOA COM DEFICIÊNCIA A inclusão da criança e da pessoa com deficiência nas instituições e na sociedade não é apenas uma necessidade, mas um direito garantido por lei. A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (2015) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) nos direciona nesse assunto.
-
Módulo 4 QUAIS SÃO OS TIPOS MAIS COMUNS DE DEFICIÊNCIA? Existem centenas de tipos de deficiências, tanto físicas quanto intelectuais, algumas mais comuns, como a paraplegia, as deficiências auditiva e visual; Síndrome de Down, o autismo e a paralisia cerebral. Outras mais raras, mas que devem ser estudadas para que o profissional esteja preparado para receber essa criança e sua família, entender suas limitações e trabalhar suas potencialidades.
-
Módulo 5 O CUIDADO DA FAMÍLIA DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA Ter um filho com deficiência pode mudar completamente a rotina de uma família. Geralmente os pais passam pelo processo de luto após a noticia de que o tão desejado bebê, que gerou diversas expectativas, tem uma deficiência. As instituições que atendem essa criança precisam olhar e acolher a família, oferecer a ela um local de escuta e auxiliá-la na elaboração de suas demandas.
-
Módulo 6 O CUIDADO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NO AMBIENTE COLETIVO A criança com deficiência, que convive em diversos ambientes sociais, deve ser tratada como as demais crianças? Deve obedecer às mesmas regras que seus pares? Vamos refletir como é possível garantir a inclusão eficiente nos ambientes coletivos.
-
Módulo 7 ESCOLA REGULAR OU ESCOLA ESPECIAL?
-
Módulo 8 A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO ESPECIALIZADO À CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA – A ESTIMULAÇÃO PRECOCE Após o diagnóstico de deficiência de uma criança, quando começar o atendimento especializado? Onde buscar ajuda? A importância de conhecer quais instituições atendem a criança com deficiência no Brasil.