• Tem alguma dúvida?
  • atendimento@meuscursoslivres.com.br
Meu Carrinho 0

Como aproveitar todos os 6 benefícios dos cursos livres à distância

cursos livres à distância

Como uma maneira diferente de passar conteúdo e aproveitando a onda de vídeo-aulas presente no Youtube, os cursos livres à distância foram criados para, em um primeiro momento, complementar o sistema de ensino tradicional, mas já se tornando concorrência em determinadas áreas.

Não que seja pouco conhecido, mas o ensino EaD é pouco citado aqui no Brasil e tem muito para crescer. Por isso,  poucas pessoas realmente sabem como agir dentro de um curso ministrado dessa maneira e, ainda, como proceder para tirar o máximo dos professores e da mentoria que normalmente é oferecida pelo curso.

Essa falta de informação me fez criar esse artigo. O objetivo aqui é te ajudar a perceber que os cursos livres realmente podem fazer a diferença no seu currículo e te ajudar a ministrar aulas melhores, lidar melhor com os seus alunos e fugir daquele monólogo que atualmente existe em sala de aula.

cursos à distância pedagogia

Conheça os benefícios dos cursos livres à distância!

É importante ter

em mente que quanto melhor o currículo, maior será a oferta de emprego e menor será a concorrência  (principalmente em tempos de recessão). Incrementar o currículo seria simples em outro país, mas aqui no Brasil, onde ter dois empregos e perder finais de semana corrigindo prova já são hábitos de muitos docentes, o tempo para realizar cursos presenciais está cada vez mais escasso para estes profissionais.

Com os cursos EaD, a situação já melhora por conta dos benefícios de estudar pela internet:

1) Flexibilidade

O que é ter flexilidade? É pode estudar em qualquer horário e em qualquer lugar, desde que você tenha um bom plano de internet e um smartphone de qualidade mínima. A partir daí,  você pode utilizar qualquer tempo livre para estudar e assim poder terminar o seu curso antes do previsto.

2) Segurança

Se você tem flexibilidade para estudar onde bem entender, isso significa que também só estudará onde sentir que não há nada que possa atentar contra a sua vida ou os seus pertences.

A segurança também tem a ver com o horário. Se estiver trabalhando e fazendo um curso presencial, provavelmente o segundo ocorre à noite, fazendo com que chegue tarde em casa e corra o risco de estar exposto a algum tipo de violência nas ruas desertas.

3) Conforto

Pensa na comodidade de estudar debaixo do cobertor (mas sentado!), na mesa, no sofá, no puff…, enfim, você pode parar no lugar mais confortável e começar a ver as vídeo-aulas sem precisar se prender a um determinado ambiente.

4) Autonomia e facilidade

Se quiser assistir uma aula por semana ou cinco por dia, a escolha é sua. Você tem autonomia e facilidade para fazer ou mudar essa rotina.

5) Economia

Os cursos EaD normalmente são bem mais baratos do que os presenciais. Mas isso não quer dizer que sejam de baixa qualidade ou que não sejam reconhecidos. Além disso, diversas plataformas parcelam o valor e por vezes oferecem cupons de desconto para facilitar a vida do usuário. Em outras palavras, se você tiver tempo, pode fazer um ótimo currículo sem gasta muito dinheiro e sem “perder” muito tempo.

Outra dica é quanto às promoções. As plataformas de educação à distância costumam fazer promoções fantásticas em determinadas épocas do ano. Oferecem cupons de desconto que são bastante vantajosos. Vale à pena aproveitar essas promoções e comprar mais do que um curso, já que a grande maioria oferece acesso vitalício. Você compra e estuda quando puder.

6) Qualidade de ensino

Sabe aquele instrutor que é fera e tem um amplo conhecimento que faz toda a diferença no ensino? Pois nos cursos livres à distância você tem aulas com professores super qualificados, especialistas nos temas do seu interesse. Dificilmente este experts poderiam disseminar seus conhecimentos para todos os cantos do mundo se não fosse através das plataformas digitais.

 

benefícios educação à distância

4 coisas que você deve saber para tirar o máximo do seu curso EaD

Para aproveitar todas as oportunidades e benefícios dos cursos livres, você precisa ter esses quatro fatores em mente.

  1. Defina algumas metas de conclusão
  2. Conheça muito bem a sua plataforma de estudo — Pense em um smartphone. Pensou? Se você não conhecer o seu celular, concorda que não conhecerá todas as funções e não conseguirá ter todo o potencial do aparelho? Acontece da mesma maneira na plataforma de estudo. É importante que você conheça todos os recursos oferecidos pela plataforma, para aproveitar ao máximo esses recursos e funcionalidades no processo de aprendizagem.
  3. Evite o acúmulo de matérias — Você já não tem a companhia dos outros alunos, então já se torna um curso meio “chato”. Mas se deixar acumular, se tornará muito massante e a chance de desistência é muito maior.
  4. E lembre-se, você é único responsável pelo seu futuro, pelas suas notas e pelo seu sucesso

cursos livres à distância

Por último e não menos importante, a autonomia está aí para o bem e para o mal. Empenhando-se, você terá um aumento de produtividade. Porém, se não houver empenho, será mais um curso não acabado no seu currículo e mais tempo para conseguir um emprego melhor!

Se empenhou e conseguiu completar o curso? Olha como poderá utilizar o seu certificado:

  • Horas/Atividades complementares
  • Prova de títulos em Concursos Públicos
  • Titularidade para professores
  • Promoções internas na empresa
  • Comprovação em Educação Continuada
  • Seleções para mestrado ou doutorado

Gostou? Procure o curso com o qual se identifica e comece já!

Não se esquece de curtir e compartilhar com seus amigos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *